,

Quais cuidados devo tomar ao comprar um veículo de particular?

COMPRA E VENDA DE VEÍCULOS ENTRE PARTICULARES – CUIDADOS NECESSÁRIOS AO ADQUIRIR 🧐

VOCÊ SABE OS RISCOS?

A cada ano que passa o mercado automobilístico fica cada vez mais saturado e os lojistas vem sofrendo cada dia mais com a venda de veículos pela internet.

É certo que adquirir um veículo de particular você consequentemente pagará um valor menor (por óbvio, uma vez que o particular não possui todos os gastos de um aluguel, por exemplo).

Acontece que, o barato pode sair caro.

Ao adquirir um veículo de um particular saiba que em caso de problemas NÃO poderá se utilizar das regras contidas no Código de Defesa do Consumidor e, portanto, havendo problemas com o veículo, serão utilizadas exclusivamente as regras do Código Civil.

Deste modo, a dica é para que ao comprarem um veículo de um particular seja CAUTELOSO e verifique se não há nenhum vício aparente.

Em caso de vício oculto poderá o comprador solicitar a diminuição proporcional do preço ou o desfazimento do negócio, com entrega do veículo e devolução do dinheiro gasto (Art. 441 do CC).

Prazo: O comprador terá 180 dias para a constatação do vício e 30 dias para reclamar a partir da data da ciência do vício.

Por fim, comprovando que o vendedor agiu de má-fé (sabia da existência do vício oculto) responderá também por perdas e danos!

#direito #advocacia #cdc #compraevenda#veiculo #civil #responsabilidade #vicio#viciooculto